segunda-feira

Seminário forma 500 multiplicadores do conceito de democracia participativa

Os 500 participantes do 1º Seminário Paraibano de Democracia Participativa serão agentes multiplicadores no processo de formação da Rede Paraibana de Orçamentos Participativos e Democráticos nos municípios. Um dos resultados do seminário será uma reunião de gestores que acontecerá em janeiro de 2012.

No encerramento do evento no final da tarde deste sábado (19), em João Pessoa, no Hotel Ouro Branco, a subsecretária executiva do Orçamento Democrático do Estado, Ana Paula Almeida, avaliou o seminário como “um sucesso”.
Aberto pelo governador Ricardo Coutinho, na noite da sexta-feira (18), o seminário teve neste sábado a apresentação de 14 experiências de gestores de vários municípios paraibanos que já conduzem a administração com base no orçamento participativo.
Ana Paula Almeida acredita que o seminário dá início à formação de uma nova cultura da política em que a sociedade civil organizada participa das decisões e aponta prioridades em benefício dela própria.

Na abertura do seminário, na sexta-feira à noite, o governador Ricardo Coutinho defendeu a abertura de espaços nos municípios para que a população defina as prioridades de suas regiões, participando da elaboração do orçamento com a visão real do que é possível e do que não é possível fazer.
Um percentual de 39,5% da peça orçamentária estadual de 2012 é de demandas geradas nas 15 audiências do Orçamento Democrático. O seminário foi uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag), da Subsecretaria do Orçamento Democrático Estadual (ODE) e da Secretaria Executiva do Orçamento Democrático do Município de João Pessoa (ODM).

Da Redação com Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário