sexta-feira

Campanha ‘Na Cidade Sem Meu Carro’ mobiliza população da Capital

 
A Campanha “Na Cidade Sem Meu Carro” começou nesta quinta-feira (22) com muitas atividades na Avenida Visconde de Pelotas, no Centro, que foi transformada em uma rua de lazer e contemplação, reservada somente para pedestres, e na Praça Vidal de Negreiros (Ponto de Cem Réis). Durante toda a manhã escolas públicas e particulares, em tendas, desenvolveram trabalhos sobre educação para o trânsito, com cartazes e demonstrações do uso da sinalização. À tarde a programação tem continuidade às 14h.
Uma tenda que atraiu a atenção do público foi a que apresentou o trabalho sobre trânsito desenvolvido na disciplina de robótica, nas escolas municipais. Além da Educação, várias secretarias e órgãos da administração municipal e parceiros da campanha ofereceram à população oficinas de arte, apresentações de teatro, música e dança, jogos educativos, painéis ilustrativos e serviços de saúde.

“Eu estou participando da campanha ‘Na Cidade Sem Meu Carro’ e espero que tenha outra, pois é muito importante”, disse o morador do Centro, Francisco Roberto Vanderlei, ressaltando que deixou o carro em casa e estava prestigiando as atividades no Ponto de Cem Réis. “Espero que essa campanha seja anual, pois uso pouco meu veículo e hoje é um dia para deixar o carro em casa”, reforçou.
João Araújo, que também mora no Centro e estava assistindo as apresentações de dança no Ponto de Cem Réis, parabenizou a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) por aderir à Jornada Mundial “Na Cidade Sem Meu Carro”. “Essa é uma iniciativa muito exitosa da PMJP, que está de parabéns”, afirmou.
Moradora de Santa Luzia, no Sertão, Alana Silva está visitando João Pessoa, mas apoiou a iniciativa e
manifestou o desejo de ver sua cidade natal aderindo à campanha. “Acho correto ter esse dia sem carro para a preservação do meio ambiente e gostaria que tivesse essa campanha no meu município”, revelou.
O superintendente da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), Nilton Pereira,  avaliou as primeiras horas da campanha “Na Cidade Som Meu Carro” como positivas, principalmente a simpatia da população. “Esse é o tipo de ação que objetiva trazer benefícios para a população, com qualidade de vida, então somos recebidos com simpatia tanto aqui na Visconde de Pelotas como na Epitácio Pessoa, que está operando muito bem com a faixa exclusiva para ônibus.Tem sido bastante satisfatório”, analisou.
Exemplo – Mostrando que é possível trocar o carro pela bicicleta, Josinaldo Moares, morador de
Jaguaribe, disse que há 30 anos usa a bike como principal meio de transporte e que a campanha “Na Cidade Sem Meu Carro” é uma bela iniciativa. “É maravilhoso e minha vontade é que sempre se repita, pois com a campanha as pessoas vão deixando os carros em casa e vão se acostumando. É uma forma de melhorar o trânsito, além de ser muito bom para a saúde”, recomendou. Ele também fez o chamamento para a população deixar os veículos em casa nesta quinta-feira (22). “Ainda dá tempo e se você não fez isso, na próxima faça”, pediu.
Confira a programação do ‘Na Cidade Sem Meu Carro’ no Ponto de Cem Réis, à tarde:

14h – Palco principal: Início das apresentações de teatro, dança, folclore e poesia dos alunos das escolas municipais de João Pessoa (18 escolas)

16h30 – Encerramento das apresentações

17h – Início do passeio ciclístico

Outras atividades ao longo do dia:
Grupo ‘João Pessoa Vida Saudável’
Oficina de Skate e Hip Hop
Verificação de pressão/fisioterapeutas
Jogos educativos

Da Redação com Secom-JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário