quinta-feira

Condado seleciona propostas para a Consocial Estadual





A capacitação obrigatória que habilita gestores a cargos públicos e a criação de um conselho de orçamento participativo foram algumas das propostas priorizadas pela população de Condado na 1ª Conferência Municipal de Transparência e Controle Social (Consocial), encerrada nesta quarta-feira (28).
O município de Condado, a 377 km de João Pessoa, foi a segunda cidade paraibana a concluir a etapa de preparação para a Consocial Estadual, prevista para março de 2012. Com o tema ‘A sociedade  no acompanhamento e controle da gestão pública’, o evento reuniu dezenas de cidadãos, representantes da sociedade civil, gestores e estudantes no centro comunitário da cidade.
A etapa municipal da Consocial na cidade começou na terça-feira (27) e foi concluída nesta quarta-feira (28) e escolheu o sindicalista Israel Medeiros como o delegado. Ele vai apresentará no evento estadual as 20 propostas priorizadas pela cidade.
A escolha e a elaboração de propostas foram acompanhadas por um grupo de estudantes de escolas públicas de Condado. A realização da etapa municipal da Consocial foi uma oportunidade para que a sociedade pudesse sugerir maneiras de um melhor acompanhamento da gestão e execução das políticas públicas.
O conselheiro do Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb), José Leite, acredita que o evento permite uma maior vigilância contra a corrupção: “A Consocial vem resgatar os aspectos da transparência contra os gastos inadequados do dinheiro público e ao mesmo tempo age como um instrumento para que os governos fiquem atentos sobre a importância de prestar contas ao povo”, completou.
De acordo com o presidente da Comissão Estadual da Consocial e chefe de gabinete da Casa Civil, Emmanuel Arruda, “as etapas municipais fortalecem  a preparação para a etapa estadual, pois através delas, as cidades podem estar melhor preparadas para apresentar suas ideias de controle social nas três etapas de vento, que culmina com a fase nacional em maio de 2012”, finalizou.

Da Redação com Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário