quinta-feira

Prefeitura de João Pessoa lança obras para 'desafogar' trânsito; veja detalhes

STTrans apresenta planos para melhorar acesso em vias públicas da Capital
Divulgação/Secom-JP


O prefeito Luciano Agra lançou nesta quarta-feira (6), no auditório da Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes, o projeto "Caminho Livre", que vai implantar na cidade de João Pessoa um novo sistema de fluxo nas principais vias e avenidas da Capital. Entre as principais intervenções está o alargamento da avenida Epitácio Pessoa, a alteração da passagem de veículos e o aumento do espaço para pedestres no Centro, a ampliação do binário no Castelo Branco, a criação de faixas exclusivas no bairro dos Bancários e a duplicação da via do Altiplano.

Essas obras, com recursos próprios da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) estão orçadas no valor de pouco mais de R$ 10 milhões e serão realizadas através da Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans). O início dos serviços está previsto para acontecer ainda neste segundo semestre. A expectativa é que as obras sejam concluídas em dezembro de 2012.

O objetivo do projeto "Caminho Livre" é aumentar a fluidez, dar mais mobilidade e organização ao trânsito na cidade, principalmente nos corredores de ônibus, contemplando um conjunto de obras viárias a serem realizadas em curto prazo, com objetivo de dar mais rapidez, conforto e segurança no trânsito e transporte à população.

Para o prefeito Luciano Agra, esta é mais uma ação ousada da prefeitura da Capital e que implanta um novo conceito de transporte e tráfego na cidade. “Estamos preparando a cidade para o futuro. Melhorando nossa estrutura viária sem esquecer as pessoas. Nosso objetivo é promover uma Capital mais dinâmica, com vias mais ágeis e que também possam promover mais segurança para motoristas e pedestres”, ressalta o prefeito.

Entre as intervenções apresentadas estão a melhoria da circulação do trânsito na área central, a remoção do tráfego no anel interno da Lagoa, o disciplinamento da oferta de estacionamentos e o aumento do espaço para os pedestres; a ampliação das avenidas Epitácio Pessoa e Beira Rio, a alteração no trânsito do Castelo Branco e dos Bancários e a duplicação da via Altiplano. Ainda há outras intervenções em estudo, como a interligação entre o bairro Miramar e o Jardim Luma e no Viaduto do Cristo.

O superintendente de transportes e trânsito, Nilton Pereira de Andrade, explicou o detalhamento das obras. Em pouco mais de uma hora, o engenheiro mostrou os problemas existentes no trânsito da cidade, fez resumo do plano de mobilidade urbana e falou como serão feitas as intervenções para melhorar o trânsito em áreas de grandes congestionamentos.
Ações do projeto "Caminho Livre":

Melhorias no trânsito do Centro

Diminuir o fluxo de veículos que convergem para a Lagoa, melhoria da circulação na área central, remoção do tráfego no anel interno da Lagoa, sendo destinado apenas para passagem de ônibus. Já o anel externo terá três faixas para tráfego e mais 45 áreas receberão disciplinamento da oferta de estacionamentos e também haverá ampliação do espaço para os pedestres e para melhorar a qualidade ambiental da área.

Vias que vão sofrer intervenções na área central:

Avenidas Monsenhor Walfredo Leal, Dom Pedro I, Dom Pedro II, Almirante Barroso, Desembargador Souto Maior, Duque de Caxias e Visconde de Pelotas, ruas Santo Elias, Barão do Abiai e o anel externo da Lagoa.

Ampliação da avenida Epitácio Pessoa

Redução dos congestionamentos, com o aumento da capacidade da via, melhorando a circulação dos veículos e diminuição o tempo de viagem do transporte público. Ao longo da via, haverá intervenção em diversos cruzamentos, com objetivo de dar fluidez ao tráfego. O entroncamento das avenidas Ruy Carneiro com a Epitácio até a avenida Nossa Senhora dos Navegantes passará a ter três faixas.

Ampliação da avenida José Américo de Almeira (Beira Rio)

Alargamento da avenida para aumentar a capacidade de circulação dos veículos e melhorar as condições de circulação dos pedestres. O trecho da avenida Duarte da Silveira (a partir da Igreja Batista) até a avenida Rui Barbosa, bastante congestionada, com apenas duas faixas de rolamento em cada lado do canteiro, passará a ter três faixas, aumentando em 50% a capacidade da via.

Alteração no trânsito do Castelo Branco e Bancários

Implantação de um binário no bairro do Castelo Branco para redução dos congestionamentos e tempo de viagem do transporte público.  Implantação de binário no bairro do Castelo Branco para reduzir congestionamentos. A avenida Castelo Branco sentido Miramar-UFPB passará a ser mão única e a via de retorno sentido UFPB-Miramar será pela rua Matos Cardoso.

Implantação de faixa exclusiva para o transporte público na principal dos Bancários e melhoria das condições de circulação nas vias paralelas, criando vias alternativas para que o condutor possa trafegar pelo conjunto sem ter que utilizar a via principal.

Duplicação da Via do Altiplano

A duplicação da avenida João Cyrilo da Silva se estenderá da avenida Beira Rio até as proximidades da avenida Antonio Mariz, aumentando a segurança e facilitando o acesso ao Altiplano, à Estação Cabo Branco e aos bairros adjacentes.

Fonte/Secom-JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário