sexta-feira

Detran vai intensificar fiscalização para autuar carros com farol xenon





Os motoristas que têm carros com faróis xenon devem ficar atentos. O Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) vai intensificar as fiscalizações para autuar os veículos que continuarem com esta irregularidade. No último dia 7, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a resolução 384, proibindo este tipo de iluminação em veículos que não tenham saído de fábrica com o dispositivo. Quem for “pego” em uma blitz, terá o carro retido até se adequar à determinação.
O chefe de fiscalização de policiamento do Detran-PB, Carlos Eduardo de Oliveira, afirmou que, durante as blitze, o órgão procura cumprir todas as resoluções determinadas pelo Contran, trabalhando paralelamente com o setor de vistoria. “Na verdade, esta determinação já havia entrado em vigor há alguns anos, mas uma liminar a derrubou, autorizando os motoristas a utilizarem o dispositivo. Mas agora, o Contran voltou a proibi-lo. Iremos intensificar as fiscalizações e reter o veículo que estiver de forma irregular”, destacou Oliveira.


O estudante de Radialismo Rafael Santos, 20 anos, colocou há mais de um ano faróis de xenon em seu veículo. Ele ficou sabendo da nova determinação do Conselho Nacional de Trânsito, mas afirmou que não vai retirar o dispositivo. “Eu instalei o xenon de modo que ele só fica evidente em luz baixa. Quando os faróis estão em luz alta, eles ficam amarelos. Então, quando estou perto de uma blitz, eu altero a intensidade e não sou ‘pego’”, contou. O estudante gastou mais de R$ 300,00 na instalação dos faróis de xenon e, segundo ele, o dispositivo melhora a visualização da pista.
“Os faróis de xenon só incomodam o outro motorista quando estão desfocados. Se eles estiverem devidamente instalados não provocam nenhum incômodo”, afirmou Santos. Mas, segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, perito em medicina do trânsito e membro da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), este tipo de dispositivo produz três vezes mais brilho e por isso provoca fotofobia (aversão à luz).
“O ofuscamento dos motoristas que dirigem contra esta luz chega a causar cegueira momentânea, aumentando o risco de acidentes”, destacou, acrescentando que mesmo quem tem visão perfeita pode sofrer com este tipo de dificuldade.
Depois da resolução 384 do Contran, quem não voltar ao modelo original e for flagrado em uma blitz pagará uma multa de R$ 127,69 e receberá cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). E não adianta apelar para outro tipo de alteração na iluminação, por exemplo, aplicar pintura, adesivo ou película. A resolução 383, também proíbe este tipo de mudança. “Este tipo de interferência nos faróis pode dispersar a luz e por isso também provoca ofuscamento”, explicou o oftalmologista.

Da Redação com Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário