quarta-feira

Paraíba pode fechar parcerias com Cuba

Governo do Estado declarou repúdio ao bloqueio norteamericano

Na tarde desta terça-feira, 14, representantes do Instituto Cubano de Amizades aos Povos (Icap) no Brasil foram recebidos pelo secretário de Estado do Governo, Walter Aguiar. O objetivo do encontro foi firmar parcerias e estreitar as relações entre a Paraíba e Cuba, inclusive nas relações de solidariedade, uma vez que Cuba vem sofrendo um bloqueio de 50 anos promovido pelo governo norteamericano.
No Palácio da Redenção, o secretário representou o governador Ricardo Coutinho, que cumpria agenda em Brasília. Falando ao representante do Instituto Cubano de Amizades aos Povos para o Brasil, Fábio Simeon, que esteve acompanhado da ex-vereadora pessoense Paula Frassinete, (representando a Associação Cultural Brasil/Cuba José Martí), de Assis Lemos Júnior, filho do escritor e ex-deputado estadual Assis Lemos, do auditor Jaimar Medeiros de Sousa e do engenheiro civil Clauco dos Santos Gouvêa, Walter Aguiar declarou que o Governo paraibano “tem todo o interesse de ampliar o intercâmbio entre a Paraíba e o Estado cubano, especialmente nas áreas de educação, saúde e na área cultural”.
Walter Aguiar falou ainda sobre a solidariedade da Paraíba frente ao embargo americano ao governo cubano, e confirmou a intenção do Governo do Estado de se fazer presente à 19ª Convenção de Solidariedade, que acontecerá em São Paulo, entre os dias 23 e 26 de junho. O evento, que terá sede no Memorial da América Latina, contará com a presença de um importante grupo de cubanos, entre os quais parlamentares, a pediatra cubana Aleida Guevara (filha mais velha de Che Guevara) e a presidente do Icap, Kenia Serrano.
Convite para Cuba
Na reunião, os representantes do Instituto convidaram o governador para ir a Cuba entre os meses de setembro e outubro. O secretário Walter Aguiar anunciou a intenção do governo cubano de estender o convite, inclusive, a uma comissão de parlamentares, para integrar a comitiva do governador nessa visita. O objetivo do convite é oportunizar que todos os segmentos possam conhecer a realidade cubana.
Intercâmbio com entidades
O secretário Walter Aguiar entende que o intercâmbio entre Paraíba e Cuba deve ocorrer, inclusive, em conjunto com algumas entidades, ONGs, e instituições como a Universidade Federal da Paraíba e a Universidade Estadual da Paraíba. Na Prefeitura de João Pessoa, quando prefeito, Ricardo Coutinho construiu parcerias com Cuba na área de educação. No Estado da Paraíba, ele pretende estender essas parcerias, além da educação, para outras áreas.
“O governador Ricardo Coutinho assinou parceria de cidades irmãs com Havana Velha, quando lá esteve, e graças a isto trouxe o programa ‘Yo, sí, puedo’, que é o programa ‘Sim, eu posso’, um programa de alfabetização em dois meses que usa palavras e números para conseguir que as pessoas sejam alfabetizadas e já escrevam bilhetes”, disse Paula Frassinete.
Além disso, o intercâmbio econômico também é uma expectativa muito forte por parte dos representantes cubanos, visto que o Brasil e Cuba podem estabelecer relações comerciais importantes, segundo frisou Paula Frassinete. Ela também ressaltou a possibilidade do recebimento dos estudantes de medicina brasileiros que estão em Havana. “Eles poderão trazer um aporte importantíssimo à medicina no nosso País, que é o aporte do socialismo, medicina ligada ao povo”, ressaltou.


  Fonte com assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário