quarta-feira

CPI do outdoor: Presidente da ALPB despacha pedido

CPI do outdoor: Presidente da ALPB despacha pedido 
O deputado Gervásio Maia (PMDB), confirmou nesta quarta-feira (31), a reportagem do PB Agora, que o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Ricardo Marcelo (PSDB), já oficializou a CPI para investigar quem está por trás dos outdoors distribuídos em pontos estratégicos da Capital Paraíbana. O requerimento foi despachado com as 13 assinaturas da oposição.

A partir de agora, após a publicação, cada líder partidário terá que indicar sete componentes para participar da CPI. “É um ato que cabe apenas a mesa diretora e a matéria não precisará ser apreciada em plenário”, disse Gervásio.

Segundo Gervasio, a CPI tem o objetivo de verificar quem foi o autor ‘desse material distribuído em outdoor’.

“Foi uma propaganda caríssima e que lamentavelmente induz a população a um equívoco”. A oposição, segundo Gervásio, não foi contra a construção do Shopping e sim como a matéria foi aprovada – sem licitação.

Da Redação com PB Agora

Catador é atropelado no viaduto de Bayeux; fotos

A vítima  

O catador de papelão Adeilton Ferreira dos Santos, conhecido por ‘Novinho’, foi atropelado na noite desta terça-feira (30) no viaduto de Bayeux.
O acidente aconteceu por volta das 20h20 quando o catador ultrapassava a via de forma imprudente e em um local impróprio.

O impacto
 Adeilton foi atropelado por um Corsa Classic de cor prata que estava no sentido Bayeux/João Pessoa.
O impacto foi tão forte que o catador foi arremessado para o outro lado da faixa. Adeilton estava indo para sua casa no bairro do Alto da Boa Vista. O motorista do carro fugiu.

A vítima

A vítima sendo socorrida pelo Samu (Fonte: Bayeux em Foco)
Da Redação com Bayeux em Foco

Câmara de JP terá encontros semanais

Câmara de JP terá encontros semanais 
O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Durval Ferreira (PP), se reuniu ontem com o colegiado de líderes da Casa e garantiu que a haverá encontros semanais para definição da pauta de votação da sessão ordinária das quartas-feiras, da agenda de atividades do Legislativo Municipal e de outros temas administrativos.

De acordo com Durval, a reunião do colegiado foi retomada ontem e será realizada toda terça-feira, às 8h30, como forma de garantir maior integração entre os representantes das bancadas e a Mesa Diretora da Casa. Durante a reunião, além da pauta de votação da sessão de hoje, foi formalizado o retorno dos integrantes da bancada de oposição as comissões permanentes.

Uma das condições para o retorno da oposição às comissões, conforme informou a vereadora Eliza Virgínia (PSDB), integrante da bancada de oposição, foi à volta da realização das reuniões semanais do colegiado de líderes para discussão e definição da pauta de trabalho. A retomada da reunião, com a garantia do presidente Durval Ferreira do encontro semanal com os líderes, resultou no fim de um impasse, ocasionado pela suposta falta de discussão prévia dos projetos prioritários para votação.

A reunião do colegiado de líderes contou com a presença do líder da bancada de situação, Bruno Farias (PPS); o líder da bancada de oposição, Fernando Milanez (PMDB); do líder do bloco parlamentar formado pelo PDT, PR, PRB e PRP, Geraldo Amorim (PDT) ; e dos demais integrantes da Mesa Diretora do Legislativo da Capital.

Redação com Jornal Correio

Câmara do TCE reúne-se para o julgamento de 78 processos

 
São 78 os processos constantes da pauta da 2ª Câmara Deliberativa do Tribunal de Contas do Estado para esta terça-feira (30), 51 deles atinentes a pedidos de aposentadorias e pensões encaminhados por funcionários públicos estaduais e municipais, ou seus dependentes.
Ainda serão examinados, a partir das 14 horas, contratos, concorrências, tomadas de preços e dispensas de licitação encaminhados, caso a caso, pela Companhia de Águas e Esgoto (Cagepa), pela Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), pela Companhia de Processamento de Dados (Codata) e pela Secretaria de Estado da Infra-Estrutura.
Também, pelas Prefeituras de Barra de Santana, Campina Grande, Nova Floresta e Santana de Mangueira. A mesma pauta inclui processos decorrentes de contas de adiantamento da PB-Tur, de contratações temporárias de pessoal por excepcional interesse público feitas pela Prefeitura de São Francisco e Tribunal de Justiça, de inspeções especiais nas Câmaras Municipais de Bonito de Santa Fé e no Departamento de Estradas de Rodagem.
Presidida pelo conselheiro Arnóbio Viana, a 2ª Câmara Deliberativa do TCE reúne-se às terças-feiras, a partir das 14 horas, agora em seu local de origem, o Miniplenário Conselheiro Adailton Coelho, com reforma já concluída.

Da Redação com TCE

TRE-PB recebe visita de representantes de segurança do TSE

Reunião sobre segurança
                                                               Reunião sobre segurança                


A diretora-geral em exercício do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Alexandra Maria Soares Cordeiro, recebeu na tarde da última segunda-feira (29) os Agentes de Segurança do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sérgio Luiz Teixeira e Murilo Maia Herz, que estão visitando todos os TRE’s do país para colher informações sobre segurança. São 4 grupos, totalizando 8 pessoas, espalhados pelos 27 estados brasileiros.
Os visitantes foram recepcionados, além da diretora-geral, pelo secretário de Administração e Orçamento, Ranulfo Lacet; pelo secretário de Gestão de Pessoas, Allan Oliveira; pela secretária de Tecnologia da Informação, Luciana Norat; e pelos agentes de segurança do TRE-PB: Amilton Pinheiro de Souza Júnior, Demétrius  José Pereira de Melo e Luiz Carlos Peixoto.
A visita teve o intento de colher dados, informações, a respeito de segurança, para que seja criada uma política própria que vise padronizar todos os estados.
“A iniciativa, é recebida com muito bom grado por parte da Justiça Eleitoral paraibana. É bem vinda a iniciativa, assim como são bem vindos os senhores trazendo essa novidade, de que o TSE está realmente preocupado com a segurança. A preocupação do TSE, demonstrada através dessa coleta de dados, já é uma promessa de que algo de bom pode vir depois”, declarou Alexandra Cordeiro.
Com estas visitas, a todos os estados da federação, o TSE tem por finalidade melhorar o que já se tem em todo país para aprimorar a Justiça Eleitoral no que tange à segurança.
Murilo Maia, que faz a segurança pessoal do presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, afirmou: “Nós estamos aqui para trocar ideias com os nossos colegas da segurança e conhecer as instalações onde funcionam o Tribunal, os Cartórios Eleitorais e os NATUS. A ideia é tentarmos criar uma política de boas práticas na área de segurança voltada à inteligência, racionalidade, eficiência, enfocando os pontos: pessoal, documental, patrimonial e, especificamente, urnas”.

Da Redação com TRE-PB

Alunos da rede municipal iniciam desfile cívico nesta terça-feira

O desfile cívico das escolas da rede municipal de ensino de João Pessoa começou nesta terça-feira (30), no bairro do Cristo Redentor, com a participação de alunos do Polo 02. O 3º Desfile Cívico dos Polos faz parte das comemorações da Semana Pátria e é realizado nos bairros até o dia 9 de setembro.
A sequência de desfiles dos polos foi definida através de sorteio realizado durante reunião com os diretores das escolas. No Dia da Independência, 7 de setembro, não haverá apresentação nos bairros devido ao desfile cívico no centro da cidade.
No Desfile Cívico dos Polos vão se apresentar 75 bandas marciais da rede municipal, que são formadas por alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental e Centros de Referência em Educação Infantil (Creis). “O desfile é uma representação de todas as atividades que são desenvolvidas dentro das escolas durante todo o ano letivo”, disse o coordenador das bandas, Júlio César Ruffo.
O desfile desta terça-feira começou às 8h na Rua Horácio Trajano, em frente à Escola Estadual José Lins do Rego, no Cristo, e foi encerrado na Rua 2 de Fevereiro. Nesta quarta-feira (31), será a vez dos alunos do Polo 06, que vão percorrer, a partir das 8h, um trecho entre as ruas Dom Manoel Paiva e Celerina Paiva, no bairro de Mandacaru.



 O 3º Desfile Cívico é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), que atende não só as comunidades como também as escolas municipais, estaduais, filantrópicas e particulares.
Esquema de Trânsito - Várias escolas públicas e particulares  realizam desfiles cívicos nos bairros da Capital. De acordo com a programação, estes ocorrem do final do mês de agosto e durante todo o mês de setembro. Para dar mais segurança e comodidade à população, a STTrans também elaborou um esquema especial para atender todos os eventos.
Alguns desfiles nos bairros ocorrerão pela manhã, outros no turno da tarde, podendo se estender até o início da noite. Em alguns casos, a STTrans disponibilizará agentes e fiscais no percurso dos eventos, pelo menos duas horas antes do início.


Confira a programação do desfile:

Dia 31/08 (quarta-feira)
Local: Mandacaru – Polo 06
Início: às 8h, na Rua Dom Manoel Paiva
Término: às 11h, na Rua Celerina Paiva

Dia 01/09 (quinta-feira)
Local: Cruz das Armas – Polo 03 e 09
Início: às 14h, na Av. Cruz das Armas, em frente à Escola Estadual Papa Paulo VI
Término: às 18h

Dia 02/09 (sexta-feira)
Local: Funcionários II – Polo 08
Início: às 8h, em frente à Escola Moema Tinoco
Término: às 11h, na Praça Bela

Dia 02/09 (sexta-feira)
Local: Bairro José Américo – Polo 04
Início: às 14h, ao lado do Residencial Laranjeira II
Término: às 18h, ao lado da Escola Estadual Daura Santiago

Dia 03/09 (sábado)
Local: Jardim Veneza / Vieira Diniz – Polo 07
Início: às 8h, na Rua Estudante Eduardo Neves
Término: às 11h, na Rua da Escola Municipal João Monteiro da França

Dia 03/09 (sábado)
Local: Lagoa – Polo 05
Início: às 14h, no anel interno da Lagoa
Término: às 18h

Dia 04/09 (domingo)
Local: Mangabeira – Polo 01
Início: às 8h, na Avenida Josefa Taveira
Término: às 11h, em frente ao mercado público

Dia 09/09 (segunda-feira)
Local: Gervásio Maia – Polo 08
Início: às 13h, próximo a Escola Municipal Antenor Navarro
Término: às 17h, principal do bairro

Da Redação com Secom-JP

segunda-feira

Polícia apreende dois adolescentes acusados de pôr fogo em coletivos de João Pessoa


Dois adolescentes foram detidos, na manhã desta segunda-feira, dia 29, suspeitos de terem incendiado dois ônibus na noite da última quinta-feira, dia 25 e madrugada de sexta-feira, dia 26, em bairros da Zona Sul da capital.
De acordo com informações do delegado Ademir Fernandes, titular da delegacia de Roubos e Furtos da capital, a dupla foi detida em uma residência na comunidade Esperança, localizada entre os bairros de Padre Zé e 13 de maio. “Os adolescentes tem 13 e 15 anos e já foram detidos durante a investigações nos primeiros incêndios no início do mês de agosto, mas foram liberados por não terem sido reconhecidos. Eles foram novamente apontados como os responsáveis pelos dois últimos incêndios e estão apreendidos aguardando que funcionários das empresas os reconheçam”, contou o delegado.
Os incêndios a ônibus em João Pessoa tiveram início na noite de 1º de agosto, quando passageiros foram assaltados e um coletivo foi incendiado na comunidade Paratibe, entre os bairros de Mangabeira e Valentina Figueiredo. Menos de 24 horas depois, outro ônibus também foi destruído com fogo na comunidade Esperança.
Equipes do 5º Batalhão da Polícia Militar e da Delegacia de Roubos e Furtos deram início as investigações e descobriram que os crimes estariam sendo comandados de dentro dos presídios de João Pessoa. Nos dias 25 e 26 deste mês o crime voltou a ser praticado, desta vez nos bairros Funcionários II e Bairro das Indústrias, respectivamente. 

Da Redação com  O Norte

Aguinaldo Ribeiro vai participar hoje de reunião do Conselho Político com a presidente Dilma Rousseff

Aguinaldo Ribeiro vai participar de reunião do Conselho Político com a presidente Dilma Rousseff
O deputado federal paraibano, Aguinaldo Ribeiro (PP), líder do partido na Câmara Federal, foi convidado para participar na manhã desta segunda-feira, 29, de uma reunião do Conselho Político com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília.Segundo o deputado, há muitas matérias que precisam avançar e a expectativa para a reunião é de que seja tranquila e produtiva.
O parlamentar confirmou que levantará o tema da reforma tributária na reunião, e destacou que é necessário haver uma "dinamização" na análise dos projetos.

Da Redação com Click PB

‘I Simpósio da Saúde do Idoso’ é realizado nesta segunda na Capital


A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) é uma das realizadoras do ‘I Simpósio da Saúde do Idoso – Ética e Novas perspectivas no Tratamento e no Cuidado com o Idoso’, através da sua Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O evento vai acontecer nesta segunda (29) e terça-feira (30), a partir das 14h, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho. O simpósio é promovido pela empresa Qualifica – Eventos Para Todos.
O coordenador do Simpósio, Daniel Cardoso, afirmou que o evento é destinado a estudantes e profissionais da área de saúde, com a apresentação de temáticas referentes à geriatria e gerontologia. A PMJP vai participar com a apresentação de minicursos no primeiro dia do evento.
De acordo com a técnica de Saúde do Idoso da SMS, Irene Delgado, serão ministrados minicursos com a duração de um turno, nas áreas de direito, políticas públicas, sexualidade prevenção de doenças e saúde do idoso. Os cursos acontecerão antes das palestras, a partir das 14h, no 1° andar do Espaço Cultural José Lins do Rego, e serão simultâneos. Neste caso, os participantes terão de escolher apenas um minicurso para participar.
Palestras - O evento terá quatro palestrantes. Um deles é o médico geriatra Edison Vidal, do Hospital Albert Einstein, que vai falar sobre a evolução dos tratamentos para o idoso. Já a enfermeira Luciana Sakanoi, da mesma instituição, vai apresentar as novidades no assunto. Da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participam a professora Kamyla Félix e a professora PHD Antônia Oliveira, que vão tratar sobre o cuidado e a reinserção do idoso, respectivamente.
Os preços para as inscrições são de R$ 5 para os minicursos, limitados em turmas de 30 pessoas, e de R$ 30 para estudantes e profissionais da área de medicina e enfermagem que queiram assistir a todas as palestras. Haverá entrega de certificado de participação.

Confira a lista dos Minicursos:

Tema: Direito da Pessoa idosa – Irene Delgado (técnica da saúde do idoso na SMS)
Tema: Envelhecimento e AIDS – Ana Aires (psicóloga do Centro de Testagem e Acoselhamento da SMS)
Tema: Políticas Públicas Relevantes para a Pessoa Idosa no SUS – Cátia Torres (fisioterapeuta da SMS)
Tema: Prevalência de Doenças Comuns no Idoso – Andréa Sales (geriatra do PSF)
Tema: Promoção do Envelhecimento Saudável e Ativo – Silmere Brito (enfermeira e coordenadora do Programa de Atenção a Diabetes da SMS)

Da Redação com Secom-JP

Festival Paraibano de Coros encerra inscrições em 1º de setembro


Os interessados em participar do XI Festival Paraibano de Coros (Fepac) têm até quinta-feira (1º de setembro) para se inscrever. O coordenador geral do evento, maestro Eduardo Nóbrega, lembra que o prazo não será prorrogado e alerta sobre a importância de os maestros e coordenadores dos corais não deixarem para última hora. Segundo ele, as inscrições podem ser feitas por meio do site do evento (www.festivalparaibanodecoros.com.br).
Podem participar corais de empresas públicas, privadas e independentes de todo território nacional, nas categorias infantil, adulto e melhor idade. Eduardo Nóbrega informou também que já estão inscritos representantes de Alagoas, Bahia, Curitiba, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, além da Paraíba. “Nosso objetivo é difundir a arte do canto coral e os benefícios que ela proporciona a todos, além de divulgar a cultura e o turismo da Paraíba”, disse.
O IX Fepac é um evento de caráter não competitivo, promovido pelo Governo do Estado por meio da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc) e da Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a Empresa Coteminas e a Universidade Federal da Paraíba (UEPB). O festival acontecerá no período de 9 a 12 de novembro de 2011, a partir das 19h, no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural, em João Pessoa, com entrada franca.
Serviço:
Inscrições para o IX Festival Paraibano de Coros – FEPAC
Data: até 1º de setembro
Inscrições pelo site: www.festivalparaibanodecoros.com.br
Realização: Funesc, Associação Brasileira de Canto Coral, Empresa Coteminas e Universidade Federal da Paraíba
Da Redação com   Secom-PB

quinta-feira

Estrangeiros são assaltados por oito homens armados com fuzis no Rio de Janeiro

Entre as vítimas há seis americanos, um canadense e um porto-riquenho 

Rio - Trabalhadores estrangeiros e brasileiros da Odebrecht viveram momentos de horror em poder de criminosos no início da manhã desta quinta-feira, no Viaduto do Gasômetro, no acesso à Avenida Brasil, no Caju, Zona Portuária. Entre as vítimas há seis americanos, um canadense e um porto-riquenho. Os bandidos fizeram um taxista refém e fugiram no táxi e em outros dois veículos.

Passageiros do micro-ônibus e da van foram rendidos pelos assaltantes | Foto: Severino Silva / Agência O Dia
O grupo composto por 20 funcionários, sendo oito estrangeiros e 12 brasileiros, estava em uma van e um micro-ônibus. Oito homens encapuzados e armados com fuzis ocupavam um Honda Civic e um Gol e teriam interrompido o trânsito por volta das 5h45. A quadrilha rendeu os trabalhadores, que haviam deixado o Hotel Guanabara Palace, no Centro, e seguiam para o Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste, onde iriam para Santos, no litoral paulista.
O motorista do micro-ônibus não percebeu que a van estava parada e colidiu na traseira do veículo. Um costa-riquenho e um brasileiro ficaram levemente feridos.

Vítimas do assalto foram prestar depoimento na delegacia | Foto: Severino Silva / Agência O Dia
Dois dos oito criminisos ainda atacaram os passageiros do micro-ônibus, roubando pelos menos seis pessoas que estavam nos bancos da frente. Assustados após a colisão, os bandidos renderam um motorista de táxi que passava pelo local e fugiram em três veículos. A van e o micro-ônibus envolvidos na colisão foram retirados da via e policiais fazem buscas pelos suspeitos.
Bando buscava 'gringos'

Os estrangeiros eram os principais alvos dos bandidos durante o assalto no Elevado do Gasômetro nesta quinta-feira, disseram testemunhas. Os criminosos renderam o motorista da van onde estavam oito estrangeiros e perguntaram onde ficavam "os gringos". O condutor disse que eles estavam "lá atrás", no fundo do veículo.
Os assaltantes, contudo, acharam ele se referia ao micro-ônibus que seguia atrás da van com 12 brasileiros. O bando abordou o micro-ônibus e levou relógios, dinheiro e alianças de pelo menos seis pessoas. Alvo da quadrilha, os estrangeiros não foram assaltados. Neste momento, algumas vítimas prestam esclarecimentos na 17ª DP (São Cristóvão).

Fonte/ODia

Esma promove Curso de Aperfeiçoamento de Direitos Fundamentais no Fórum de Guarabira


Na manhã desta sexta-feira (26), terá início o Curso de Aperfeiçoamento de Direitos Fundamentais (Individuais e Sociais) na comarca de Guarabira. A iniciativa, da Escola Superior da Magistratura (Esma), tem como objetivo interiorizar as ações acadêmicas do Tribunal de Justiça da Paraíba. As aulas serão ministradas pelo mestre e doutor Alexandre Belo, mesmo professor responsável pelo curso em João Pessoa.Conforme o coordenador da Esma para os cursos de aperfeiçoamento destinados a magistrados, juiz Gustavo Procópio Bandeira de Melo, o objetivo é estimular a crítica em relação à eficácia dos Direitos Fundamentais (individuais e sociais), a partir do exame de casos concretos apreciados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).


Dentro da abordagem pedagógica, serão utilizados recursos variados, como aulas expositivas participativas, estudos dirigidos, debates, análises doutrinárias, legais e jurisprudência e, mediante entendimento com os discentes, a realização de seminários. O conteúdo programático traz a abordagem sobre liberdade e propriedade; princípios da esfera penal; princípios processuais e estado de legalidade.
Os alunos ainda vão se aperfeiçoar em matérias relativas ao ativismo judicial processual, à expansão dos instrumentos de jurisdição constitucional no Supremo Tribunal Federal e à proteção supranacional de direitos fundamentais (Tribunal Penal Internacional e a concretização do direito humanitário).
O professor – Alexandre Belo é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Ciência Política (Toulouse – França) e doutor de Estado em Ciência Política, também em Toulouse.
ServiçoCurso: Aperfeiçoamento de Direitos Fundamentais (Individuais e Sociais)
Local: Fórum Augusto de Almeida - Guarabira
Datas: 26/08/11 e 02/09/11
Hora: Sempre das 8h às 12h
Fernando Patriota
Fonte/ Ascom TJ-PB

Câmara Deliberativa do TCE reúne-se para o exame de 91 processos

A 1ª Câmara Deliberativa do Tribunal de Contas da Paraíba vai se reunir nesta quinta-feira, a partir das 14 horas, sob a presidência do conselheiro Arthur Cunha Lima, para o exame de 91 processos, 59 deles referentes a pedidos de pensões e aposentadorias para servidores públicos, ou seus dependentes.
Também serão julgados processos atinentes a tomadas de preços, convites, convênios e pregões presenciais oriundos, caso a caso, das Prefeituras de Ibiara, Itabaiana, Juripiranga, Livramento, Piancó, Pocinhos e Sapé.
A Secretaria de Estado de Comunicação Institucional terá o exame de três contratos e, o Projeto Cooperar, o de contas de convênios. Haverá o exame, ainda, das contas de 2008 da Secretaria da Administração do Município de João Pessoa, de uma tomada de Preços da Companhia Estadual de Habitação Popular e de uma concorrência da Companhia de Água e Esgotos do Estado.

Da Redação com Ascom TC

TRE-PB lança Plano de Comunicação da Justiça Eleitoral

TRE-PB lança Plano de Comunicação da Justiça Eleitoral 
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, (TRE-PB), desembargador Manoel Soares Monteiro, apresentará na próxima sexta-feira (26), às 09:30 horas, na Sala de Sessões do edifício sede do Tribunal, o Plano Estratégico de Comunicação da Justiça Eleitoral Paraibana.

Na oportunidade, será apresentada a palestra do consultor e professor Rafael Samways, com o tema “Comunicação Digital em Prol da Cidadania”. Rafael Samways é consultor credenciado de Marketing Estratégico do SEBRAE e publicitário pós-graduado em Comunicação Empresarial pela PUC-PR. O evento está voltado para os que fazem a comunicação deste Estado. Serão emitidos certificados para os participantes do evento.

O desembargador Manoel Monteiro destacou a comunicação institucional da Justiça Eleitoral paraibana como peça fundamental para suprir a crescente exigência da sociedade por informações de qualidade, com eficiência e transparência, capaz de facilitar a compreensão e alargar o conhecimento dos cidadãos e de toda imprensa, estendendo ao público os atos do Poder Judiciário Eleitoral da Paraíba.

Para atender esta demanda, com competência e perfil inovador, o Diretor Geral do TRE- PB, Leonardo Lívio Ângelo Paulino, colocou como meta da administração a criação de um plano estratégico de comunicação, aplicando inovações tecnológicas e novos modelos de produção e recepção de informações.

Em parceria com a assessoria de comunicação institucional do Tribunal foi traçado um plano estratégico para a comunicação da instituição, que estabelecem normas e métodos inovadores capazes de atender a demanda da nova esfera comunicação.

Na ocasião, o presidente do TRE-PB, Desembargador Manoel Monteiro lançará o Twitter do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.


Ascom TRE-PB

Rebeldes avançam rumo a cidade natal de Khadafi


AP
Rebelde monta guarda em prédio em Trípoli
Forças rebeldes avançavam nesta quinta-feira rumo à cidade natal de Muamar Khadafi, Sirte, após assumir o controle da maior parte da capital da Líbia, Trípoli.
Houve combates violentos na estrada a caminho da cidade - no Leste da Líbia - com barragens de artilharia e ataques com foguetes. Testemunhas afirmam que havia reforços rebeldes se encaminhando de Trípoli para Sirte.
Forças leais a Khadafi resistiam à ofensiva, bloqueando o avanço rebelde na cidade de Bin Jawad. Combatentes pró-Khadafi ainda controlam Sirte, a cerca de 450 quilômetros ao leste de Trípoli, e Sabha, a 650 quilômetros ao sul, no deserto.
"As forças de Khadafi ainda lutam, estamos surpresos. Achamos que eles se renderiam com a queda de Trípoli", disse o comandante rebelde Fawzi Bukatif, à agência de notícias AFP.
Os rebeldes entraram há quatro dias em Trípoli e tomaram o quartel-general de Khadafi, Bab al-Aziziya, na terça-feira.
Embora os combates mais intensos pareçam ter chegado ao fim, comandantes rebeldes afirmam que ainda há bolsões de resistência na capital, com franco-atiradores leais a Khadafi em alguns pontos da cidade, e ataques com morteiros.
Na quarta-feira, a coalizão de grupos rebeldes, o Conselho Nacional de Transição (CNT), anunciou uma anistia para membros do "círculo íntimo" de Khadafi que o capturem ou matem.
Um empresário líbio ofereceu US$ 1,7 milhão (cerca de R$ 2,7 milhões) pela captura de Khadafi "vivo ou morto", segundo os rebeldes. Mustafa Abdul Jalil, presidente do CNT, disse na quarta-feira que a iniciativa conta com o apoio dos rebeldes.
Khadafi enfrenta também um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional, por acusações de crimes contra a humanidade.
Sem pistas
A liderança rebelde também ofereceu a Khadafi a opção de deixar o país em segurança, se renunciar ao poder.
O líder fugitivo prometeu, entretanto, em discurso transmitido na terça-feira, "vencer ou morrer".
Comandantes das forças rebeldes afirmaram que é importante capturar ou matar Khadafi para eliminar qualquer possibilidade de que o líder ou seus partidários possam organizar um contra-ataque.
Os rebeldes insistem que é apenas uma questão de tempo até que o líder líbio seja encontrado, mas admitem que não têm pistas de seu paradeiro.
Um rebelde que se identificou como Adbul Rahman disse à agência de notícias Reuters que eles acreditam que Khadafi ainda esteja em Trípoli, possivelmente no sul da cidade, onde ainda estão ocorrendo combates. Khadafi também teria muito apoio nas cidades de Sirte e Sabha.
Sabha tem uma base da Força Aérea e também presença militar e, se Khadafi e a família conseguirem chegar à cidade, poderiam ter a opção de uma fuga fácil pelo deserto, para o Níger ou Chade.
Representantes do Conselho de Nacional de Transição também estão preparando uma reunião no Catar com enviados dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Turquia e Emirados Árabes Unidos para discutir o futuro da Líbia depois de Khadafi.
A coalizão rebelde afirmou que precisa de US$ 2,5 bilhões (cerca de R$ 4 bilhões) em ajuda humanitária urgente. Segundo o grupo, a prioridade absoluta é cobrir custos de ajuda humanitária e pagar salários. Jornalistas que cobrem o conflito afirmam, entretanto, que a longo prazo o país precisará de mais dinheiro para reconstruir sua infraestrutura petrolífera.
Reuters
Os rebeldes entraram na capital no fim de semana
O levante contra o regime de Khadafi na Líbia começou em fevereiro. As forças insurgentes começaram sua campanha pelo leste e em bolsões do oeste do país, antes de iniciar sua ofensiva contra a capital.
Bombardeios da Otan contra forças de Khadafi ajudaram a campanha rebelde. A Otan age cumprindo mandato da ONU para proteger a população civil.
Fonte/BBC

quarta-feira

Professores da UFPB paralisam atividades nesta quarta e decidem sobre greve na quinta

Os professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) param suas atividades nesta quarta-feira, dia 24, deixando 30 mil alunos sem aulas. A manifestação será um alerta ao Governo Federal para a possibilidade de uma greve por tempo indeterminado da categoria, que será votada em assembleia desta quinta-feira, dia 25. As atividades de mobilização dos docentes acontecem em todo o país. Desde a manhã de terça-feira, dia 23, a proposta enviada pelo Ministério do Planejamento está sendo avaliada nos estados e, se não aprovada, a greve deverá acontecer.
De acordo com o presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba (Aduf-PB), Rômulo Xavier, o Governo propõe a incorporação de uma das gratificações ao salário e 4% de reajuste, estendido também aos aposentados. No entanto, o que não está em concordância é que esse reajuste só deverá entrar em vigor no mês de março do próximo ano. "Queremos que essa proposta seja melhorada", disse.
As negociações com o Ministério do Planejamento já duram cerca de dois meses e esta pode ter sido a sugestão final do Governo. Para definir a posição das universidades em relação a essa proposta, os sindicatos de todo o país realizam assembleias. Na UFPB, o debate será realizado amanhã. Se o acordo for aceito, será firmado na quinta-feira à tarde entre o Ministério e o sindicato nacional dos professores. Caso não haja uma aceitação pela maior parte das instituições, a data da greve deverá ser votada.
Para os estudantes, a possibilidade de uma greve traz a incerteza sobre a data conclusão do curso. "Acho que as entidades precisam pensar antes em nós, alunos", disse Manoel Batista, estudante do 4° período do curso de Engenharia de Alimentos. "Já precisei da Biblioteca Central e tivemos problemas com as matrículas no início desse semestre", acrescentou, em relação a atual greve dos servidores técnicos administrativos, que estão parados desde o início deste mês.
Em todos os campi da UFPB, aproximadamente 2 mil professores poderão aderir ao movimento grevista. Os estudantes da UFPB também não podem contar com os serviços prestados pelos técnicos administrativos, que reivindicam, através da greve, melhorias salariais e nas condições de trabalho. Durante todo o dia de ontem, integrantes da Adufpb distribuíram panfletos sobre a mobilização nos vários setores da universidade

Da Redação com O Norte

Ricardo Coutinho prorroga contrato com Banco do Brasil para gerenciar folha do estado



O Governo da Paraíba prorrogou o contrato com o Banco do Brasil, que regula o pagamento da folha dos servidores desde 11 de dezembro de 2009. A decisão foi publicada no Diário Oficial de hoje (24). Ontem houve a antecipação do pagamento da folha de pessoal de todos servidores públicos – ativos, inativos e pensionistas – e das unidades gestoras das administrações direta e indireta do Governo do Estado.

Banco do Brasil
O motivo para a antecipação, excepcionalmente neste mês de agosto, ocorre porque o contrato com o Banco do Brasil termina nesta terça e, segundo a secretária de Administração, Livânia Farias, os servidores públicos estaduais não poderiam ficar prejudicados.

PRORROGAÇÃO DE PRAZO – CONTRATO COM O BANCO DO BRASIL
CONSIDERANDO que, em 26 de maio de 2011, foi publicado no Diário Oficial
do Estado resposta à Contranotificação enviada pelo Banco do Brasil S.A., concluindo pela
rescisão do contrato celebrado com a referida instituição financeira, pelos motivos constantes da
mencionada publicação;
CONSIDERANDO que, dada a essencialidade dos serviços prestados pelo Banco
do Brasil S.A., que não podem ser descontinuados, foi aprazado o termo de 90 (noventa dias) para
Estado
que esta instituição financeira prosseguisse com a correta prestação do objeto contratado, tempo
entendido como suficiente para realização de licitação e assunção dos serviços pelo licitante
vencedor;
CONSIDERANDO que, após a rescisão supramencionada, foi aberto procedimento
licitatório, consubstanciado no Pregão Presencial nº 079/2011, com vistas a contratação
de nova instituição para prestação dos serviços financeiros anteriormente prestados pelo Banco
do Brasil, sendo, em 11 de julho de 2011, considerado deserto, e, em 04 de agosto de 2011,
revogado por recomendação da Controladoria Geral do Estado;
CONSIDERANDO que não há tempo hábil para realização de nova licitação
até o fim do prazo estabelecido na resposta contranotificação, qual seja, 23 de agosto de 2011, e
mensurando-se os prejuízos administrativos, sociais e políticos decorrentes da paralisação dos
mencionados serviços;
RESOLVE, o Estado da Paraíba, através de seu Procurador Geral, prorrogar o
prazo anteriormente fixado, ficando o Banco do Brasil S.A. responsável pela correta prestação
dos serviços de Arrecadação de Tributos, Pagamento de Fornecedores, Repasse de Receitas e Folha
de Pessoal, até que seja procedido novo contrato para execução dos referidos serviços, podendo
este prazo ser revogado a qualquer tempo, por conveniência da administração pública.

Fonte/Click PB

Prefeitura de João Pessoa testa novas tecnologias para recuperação de pavimento

A Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra) tem se empenhado em buscar novas tecnologias para aplicação nos serviços de recuperação de pavimentos, principalmente em períodos chuvosos. O objetivo é aumentar o tempo de vida útil do pavimento e reduzir os transtornos a população nessa época de chuvas intensas. Nesta segunda-feira (22) o secretário Marcelo Cavalcanti, e uma equipe de técnicos, acompanharam a demonstração de uma nova tecnologia exportada de Israel.
“Nós temos buscado novas opções para melhorar a qualidade do nosso pavimento e aumentar o seu tempo de vida útil. Além de novos produtos também estamos buscando adquirir novos equipamentos. O resultado prático desses investimentos será visto no inverno de 2012”, afirma.
De acordo com os demonstradores o novo produto pode ser aplicado em solo molhado. A indicação é para serviços de tapa buraco, bem como para a impermeabilização do asfalto para prolongamento da sua vida útil.

Da Redação com JP

Corpo de Bombeiros inicia projeto de prevenção às drogas com crianças

 
O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba iniciou, na manhã desta terça-feira (23), mais uma fase do Projeto Bombeiro Mirim, que tem o objetivo de prevenir a criança contra a violência e as drogas e estimular o exercício da cidadania em comunidades carentes de João Pessoa. A abertura aconteceu na sede do quartel do Corpo de Bombeiros, com o coordenador do projeto, major Donelson de Souza Lira.
O público alvo do projeto é formado por crianças com idades entre 9 e 11 anos que estejam matriculadas na rede pública de ensino. Os participantes terão aulas nas terças e quintas-feiras, sendo que alunos que estudam à tarde participam das 8h às 11h, enquanto os alunos do período da manhã terão instruções das 14h às 17h. A carga horária é de 21 horas-aula.
Os alunos participantes do projeto receberão instruções sobre primeiros socorros, combate a incêndios, prevenção a drogas, acidentes domésticos, atividades culturais (visitas a pontos turísticos), atividades práticas no Corpo de Bombeiros e cidadania.
O projeto Bombeiro Mirim é uma iniciativa do Comando Geral do Corpo de Bombeiros e consiste em aulas práticas e teóricas sobre diversos assuntos. Na abertura, os alunos receberam o Manual do Projeto, com todo o conteúdo que será ministrado e também o fardamento. Aprovado na avaliação final do curso, o aluno receberá o certificado de conclusão de Bombeiro Mirim.

Da Redação com Secom-PB

terça-feira

Agente de limpeza morre na BR-230; veículo causador do acidente não foi identificado

Vítima estava numa moto que teria sido colidida na traseira provocando o grave acidente


                Acidente provocou a morte do agente de limpeza (Crédito: Crédito: Walter Paparazzo)
Um agente de limpeza que trabalhava para a Prefeitura Municipal de João Pessoa morreu na noite de segunda-feira, 22, atropelado na BR-230, próximo ao acesso para o bairro dos Bancários, na Capital. Roberto Araújo de Sousa, de 35 anos estava em sua moto Honda CG-125, quando sofreu o acidente.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o acidente foi registrado por volta das 20h no quilômetro 22,8.

                          Moto ficou encostada na mureta central (Crédito: Walter Paparazzo)
As primeiras informações davam conta que Roberto Araujo tinha sido trancado por um automóvel quando seguia no sentido João Pessoa/Cabedelo, batendo na mureta do canteiro central da rodovia sendo arremessado para a faixa contrária, quando foi atropelado por um veículo que supostamente, tenha causado a sua morte.
A motocicleta, uma Honda CG-125, que parou praticamente em pé, junto a uma grade de proteção de um posto de combustível nas proximidades onde ocorreu o sinistro, apenas estava com amassamentos provocados pelo choque contra a mureta, não havendo, portanto, qualquer vestígio de colisão com outro veículo.
Mas ninguém quis testemunhar, uma vez que o possível veículo causador do acidente evadiu-se do local sem ser identificado.
  Fonte PRF/PB

Confirmado: Aneel acaba de aprovar reajuste e energia fica mais cara a partir de domingo; veja percentuais

Imagem ilustrativa

A diretoria colegiada da Agência Naciona aprovou nesta terça-feira 23, em reunião pública, o reajuste tarifário da concessionária Energisa Paraíba.
As novas tarifas entrarão em vigor no domingo, 28 de agosto, para 1,1 milhão de unidades consumidoras em 216 municípios da Paraíba.
O efeito médio a ser percebido pelos consumidores da Energisa será de 7,59 %, segundo cálculos da Aneel.
Confira abaixo os índices que serão aplicados às contas de luz dos consumidores paraibanos:
Baixa tensão - (abaixo de 2,3 kV) - Por ex: residências - 8,06%
Alta tensão - (de 2,3 a 230 kV) Por ex: indústrias - 6,43%

Ao calcular os índices de reajuste, a Agência considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência.
 
Fonte: Aneel

Equipe da novela ‘Aquele Beijo’ vistoria cenários em Cabaceiras

Equipe da novela ‘Aquele Beijo’ vistoria cenários em Cabaceiras 
Um grupo de nove técnicos da Rede Globo de Televisão desembarca aos meio-dia desta terça-feira (23), no aeroporto João Suassuna, em Campina Grande. O grupo segue direto para a cidade de Cabaceiras (distante 180 km de João Pessoa) para acompanhar a conclusão das obras de cenário montado no Lajedo do Pai Mateus e no distrito de Ribeira de Cabaceiras.
Os dois locais terão locações da novela “Aquele Beijo”, do horário das sete da noite. O início das gravações está confirmado para a próxima semana.
A presidente da PBTur, Ruth Avelino, explica que “o Governo do Estado não está poupando esforços para que as gravações da novela ocorreram da melhor maneira possível”.
Ela lembra que a Paraíba é conhecida pela excelência em produção de grandes eventos. “Temos dois grandes produtores: Antônio Alcântara e Temístocles Cabral, com experiência em lidar com este público específico. Queremos que a Rede Globo tenha a Paraíba como referencia em produção, que eles se encantem com a nossa forma de trabalhar e com a nossa logística. É um grande desafio”, conclui Ruth.
Staff - A chegada dos atores da novela está prevista para ocorrer no domingo (28). O produtor da Rede Globo, Waldemir Pessoa, informa que as gravações das primeiras cenas com todo elenco da novela ocorrerão no dia seguinte. Pelo roteiro do folhetim, os dois personagens da novela vão gravar cenas em João Pessoa. Isso deve ocorrer somente nos primeiros dias de setembro.
Waldemir Pessoa explica que os produtores já estiveram reunidos com os representantes da Prefeitura da Capital e foram acertados detalhes das gravações no Centro Histórico, rodoviária, aeroporto, praias urbanas e Estação Cabo Branco.

Fonte/ Click PB

Projeto de lei quer implantar escolas técnicas para apenados na Paraíba

Projeto de lei quer implantar escolas técnicas para apenados na PB 
A criação de escolas técnicas com a finalidade de ressocialização e formação de apenados é tema de um projeto de lei do deputado João Gonçalves (PSDB). A matéria foi publicada na edição desta terça-feira (23.08) do Diário do Poder Legislativo (DPL).

De acordo com o deputado, a legislação estadual determina que empresas vencedoras de licitação do Estado deverão destinar 5% das vagas nas obras para apenados. Contudo, conforme destacou ele, é preciso que haja a qualificação e a capacitação dos apenados.

“A execução da criação de escolas técnicas beneficiando a todos os apenados do nosso Estado, se impõe como imperativo de necessidades de pessoas e famílias, representando considerável satisfação e desenvolvimento destes cidadãos”, justificou João.

A matéria dispõe ainda que a iniciativa se aplica ao benefício de todos os presídios do Estado. “A construção da identidade desses apenados como um movimento político, social e histórico, faz prevalecer a inclusão social deles que são cidadãos e que precisam ser reintegrados à sociedade”, disse o parlamentar.

Fonte/Ascom ALPB

segunda-feira

Juíza morta em Niterói:

 Cabo PM que manteve relacionamento com vítima diz que não confia mais em ninguém e que foi ameaçado de morte

Um policial civil analisa as marcas de tiro no carro da juíza Patrícia Acioli, assassinada quando chegava em casa, em Niterói.

Oito dias após a morte da juíza Patrícia Lourival Acioli, o cabo PM Marcelo Poubel, que mantinha um relacionamento com a magistrada, resolveu romper o silêncio que manteve desde o dia do crime, no último dia 11. Na noite de sexta-feira, depois de duas tentativas de contato, o policial decidiu falar sobre a perda. Em uma entrevista exclusiva, Poubel contou como é viver sem a companheira, a quem chamou de "meu amor", que foi morta com 21 tiros na porta de casa, em Niterói. Ameaçado de morte, Poubel diz já ter dormido no mato, afirma se assustar com a presença de motos e carros e garante que, se deparar com uma operação policial, vai parar e dar a volta. "Não confio em ninguém", disse o policial, que está licenciado por motivos de saúde.
EXTRA: Você teme ser morto pelas mesmas pessoas que mataram a juíza Patrícia Acioli?
Marcelo Poubel: Estou correndo risco de vida. Minha vida está um nó, está toda destruída. Estou vendo fantasma na rua, preciso tomar remédio para dormir. Sabe quando sua vida se transforma? Um dia você está feliz com uma pessoa e, de repente, ligam com uma notícia trágica que te destroça. Perdi minha mãe há alguns dias, mas a Patrícia era mais que minha mãe, que minha irmã. Era meu coração, minha cabeça e minha mente. Minha vida acabou.
EXTRA: O que mudou na sua rotina depois do crime?
Poubel: Estava fazendo tratamento com psiquiatras desde 2006. Ela (Patrícia) era sempre quem me acompanhava. Estou licenciado da PM, tomando remédios. Agora, desde que o fato aconteceu, não durmo mais. Já dormi dentro do mato, já dormi em cima de laje, em carro estacionado nas ruas. Se passa uma moto perto de mim, já penso que é algo. Passa um carro e penso o mesmo. Se tiver uma operação policial, prefiro parar e dar a volta, eu não confio em ninguém.
EXTRA: Em 2006, você e a juíza receberam ameaças de morte por telefone. Como vocês conviviam com isso?
Poubel: Com relação às ameaças, só tomei bordoadas. Foram ameaças por telefone, por carta, havia muitas ameaças, entendeu? E ela (Patrícia) fazia a parte dela, corria atrás para se resguardar ao máximo. Aí, o inesperado aconteceu. A vida foi uma grande peça. Eu não entendo o motivo de ter tanto marginal solto, entendeu? Eram presos, mas depois ficavam soltos.

A juíza Patrícia Acioli
A juíza Patrícia Acioli Foto: Reprodução da internet
EXTRA: Mas como a juíza se resguardava? Tomou alguma precaução quando ficou sem seguranças?
Poubel: A gente fazia a nossa parte. Ela (juíza) não tinha vida social. Era do trabalho para casa e da casa para o trabalho. Só vivia para a família. Era o símbolo de que, de repente, a impunidade não existiria. Precaução, tomava sempre. Mesmo após eu ter saído do trabalho (segurança da juíza), a gente sempre dava um jeito de ir embora em comboio. Todos iam juntos. Quem fez isso com ela é um desgraçado, ele destroçou a vida de todo mundo. Desgraçou a vida de quem acreditava na Justiça.
EXTRA: Você acredita que a polícia vai solucionar o crime?
Poubel: Há muitas pessoas competentes no caso. Se não houver uma resposta, encontrando quem fez isso, será o fim do mundo. Não vou deixar de acreditar na Justiça. Só que um pouco da cidadania de quem mora em São Gonçalo e Niterói foi enterrada junto com a juíza Patrícia Acioli.
EXTRA: Como vocês começaram o relacionamento?
Poubel: Trabalhava no Serviço Reservado do 7 BPM (Alcântara), era fã dela. Comecei a me relacionar com ela em 2004, embora já a conhecesse.
EXTRA: Quando vocês se falaram pela última vez?
Poubel: Foi no mesmo dia em que aconteceu a situação (o crime). Falei que estava muito triste, e ela me perguntou o motivo. Falei algo espiritual. Ela me perguntou se bastava para mim, eu disse que bastava. Ela me abraçou e me beijou e disse: "Deixa eu ir que tenho de cuidar de um júri".
EXTRA: Do que a Patrícia mais gostava?
Poubel: Patrícia era fã de várias pessoas, de várias autoridades que foram ameaçadas e que encararam a milícia, ou que eram a voz dos cidadãos. Espero que essas pessoas sejam agora a voz dela. Ela é um anjo. Se eu amanhã tiver um relacionamento, queria que Deus me desse um privilégio, que ela venha como minha filha, para que eu possa protegê-la, porque o que eu mais lamento hoje é o fato de ela ter ido e eu ter ficado aqui. Fui apaixonado por ela. Eu trocaria de lugar com ela agora.

Fonte/EXTRA

Suspeito de matar a ex-mulher e sequestrar filho é preso


A polícia prendeu na manhã desta quarta-feira (25) o ex-jogador de futebol, Janken Ferraz Evangelista, de 29 anos, que é suspeito de ter matado a ex-mulher, Ana Cláudia Silva e Melo, no domingo (22), e sequestrado o próprio filho, de 1 ano e 8 meses.

De acordo com o delegado Marcos Carneiro, do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) de São Paulo, Evangelista foi detido pela Polícia da Bahia e levado para Teixeira de Freitas, no interior baiano. Um delegado do município comunicou a prisão à polícia da capital paulista na tarde desta quarta-feira. A criança foi localizada, ainda segundo Carneiro, com a avó paterna. O menino passa bem.


O delegado Neles Araújo Junior, coordenador da Polícia Civil em Teixeira de Freitas, afirmou ao G1 que o suspeito foi preso na divisa da Bahia com Minas Gerais, mas ainda em um município baiano – ele não soube dizer o nome da cidade. Por volta das 17h15, a mãe do jovem e a criança estavam na delegacia de Teixeira de Freitas. Segundo a polícia, a criança passa bem.

O suspeito será levado para a divisão de homicídios de Salvador, capital da Bahia. O foco da polícia agora, segundo o delegado do DHPP, é trazer o ex-jogador para São Paulo, onde ele teve a prisão preventiva decretada pela Justiça.

O irmão da jovem assassinada, Odair Bezerra da Silva, disse que a família já foi comunicada sobre a localização do menino. “Nós já entramos em contato com um advogado para ver quais os procedimentos para pegar a criança”, afirmou.

Para o tio, o ideal seria que o menino ficasse na casa dele – onde a criança morava com a mãe – por um tempo ao retornar para São Paulo. Apesar de admitir estar feliz com a localização do sobrinho, ele disse não estar totalmente tranquilo. “O alívio total vai ser quando ele estiver aqui.”
Assassinato

 

Ex-jogador suspeito de matar a ex-mulher (Foto: Joa Souza/Ag. A Tarde/Futura Press)

O ex-jogador é considerado suspeito de ter matado a ex-mulher, que tinha 18 anos. Ela foi achada morta dentro do apartamento em que morava, no Jardim da Saúde, na Zona Sul da capital paulista. Ele aparece em imagens do circuito interno saindo do prédio com o filho, que estava desaparecido.

Imagens do circuito interno do prédio mostraram a jovem, o filho e o ex-marido após a volta do jogo entre Corinthians e Santos. Quarenta minutos depois, mais um registro. O suspeito aparece abotoando a camisa que havia acabado de trocar. E, dessa vez, está só com o filho, sem Ana Cláudia.

A polícia investiga o que aconteceu nesse intervalo de tempo. A mulher que, segundo a família, já sofria com as agressões do ex-marido, foi assassinada com uma faca de cozinha e encontrada no banheiro de empregada do apartamento.

Fonte/G1

Brinquedo de parque de diversões parte ao meio e fere 10 no PR



Ao menos 10 pessoas ficaram feridas num parque de diversões em Castro, a 120 km de Curitiba, no Paraná, após um brinquedo chamado “kamikaze” partir ao meio e despencar. Segundo a unidade da Polícia Militar (PM) da cidade, um adolescente de 15 anos está em estado grave.

O acidente ocorreu neste domingo (22) por volta de 15h50, no Parque Lacustre, durante festa de 305 anos de Castro.

Os feridos foram encaminhados para o hospital Ana Fiorillo Menarim, em Castro. Nove pessoas – a maior parte adolescente - foram medicadas e liberadas. Porém um jovem de 15 anos foi transferido para o Hospital Bom Jesus, em Ponta Grossa, onde permanecia internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até o início da madrugada desta segunda-feira (23).
 
O brinquedo, que faz giros de até 360 graus, chega a deixar as pessoas de cabeça para baixo no auge de seu movimento.

O parque foi interditado pela PM e passará por uma vistoria por especialistas da Polícia Civil. O proprietário do brinquedo disse à PM que ele mesmo era o responsável pela manutenção do equipamento que tinha menos de um ano de uso.

Fonte/G1